Construções



DE PRÉDIOS E CASAS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS



Infraestrutura:

 










Fundação:. A fundação de uma edificação destina-se a transmitir as cargas do edifício ao solo. Existem diversos sistemas de fundação cuja utilização depende do tipo e resistência do terreno sobre o qual as cargas da construção serão distribuídas. As fundações podem ser profundas ou superficiais, diretas ou indiretas, dependendo, como já observado, da resistência do solo.

  Quando superficial, a fundação constitui-se de sapatas onde apoiam-se as paredes. Tais sapatas são a parte da fundação que firma-se diretamente no solo.


A PROTEÇÃO DA CASA COMEÇA NO ALICERCE:
   Saiba que se não estiver bem impermeabilizada, a fundação pode virar um elevador para a umidade.  Consulte um de nossos profissionais.


SAPATA

    Ela sustenta o peso da casa na base das paredes. Se correr por toda a extensão da alvenaria, chama-se sapata corrida; se estiver apenas nos pontos específicos das colunas, é a sapata isolada (veja ilustração abaixo). 

Nos dois casos podem-se associar produtos do sistema rígido e do flexível. 

  Os primeiros aplicam-se nas partes em contato com a terra, tanto no concreto armado quanto na argamassa para assentar os tijolos que revestem o baldrame. “Ali há muita umidade e pouca movimentação do solo”. Sobre o baldrame, na altura do contra piso, o melhor recurso são os sistemas flexíveis, ou seja, mantas e membranas que acompanham a movimentação da estrutura.

  
   As sapatas por sua vez, apesar de superficiais, devem apoiar-se também em camada resistente. Assim, devem ser evitadas cargas em terrenos instáveis ou orgânicos - argilas úmidas - ou aqueles com drenagem deficiente. 

  Tendo em vista que a umidade do solo pode penetrar no alicerce e alvenaria, danificando a construção, é de fundamental importância que a fundação seja corretamente impermeabilizada. Infiltrações no terreno podem colocar em risco os usuários e as construções.


 
EXEMPLOS DE UMA FUNDAÇÃO SEGURA:

RADIER

   Esse tipo de fundação se parece com uma laje (figura abaixo) – ela suporta toda a construção e também serve como contra piso. Por ser uma área extensa e, por isso, mais sujeita às fissuras, o melhor é optar pelas mantas. 

   Elas devem envolver o lastro como um lençol de elástico protegendo um colchão. Nós da Transfornova aconselha a colocação de britas diretamente sobre o solo, onde se erguerá o berço de concreto.
  
  As pedras servirão como drenam-te. Outro detalhe: entre a impermeabilização e o contra piso, aconselhamos colocar folhas de papel kraft.“Assim, a manta ou a membrana ficam protegidas, caso seja necessário quebrar o piso numa reforma.







Lajes: As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa. 

    
  
  As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas "T" ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas).

 


 

    

 As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.
O índice de isolamento: As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.
Feitas de concreto armado, elas podem ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local.
 
  



   
 
    As lajes concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado, devem ser projetadas por um profissional habilitado, que também orientará e acompanhará a sua execução.


Quais os tipos de lajes mais usadas?

  Podem ser de dois tipos básicos: as maciças e as nervuradas. 

   As lajes maciças são mais utilizadas em obras grandes e especiais, necessitando de cálculo apropriado executado por especialista. 

  Dentro do tipo nervurado estão as lajes pré-fabricadas, também chamadas de mistas, que tem utilização mais ampla, atendendo também as obras de menor porte.

  As lajes pré-fabricadas são aquelas constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos que podem ser de diversos materiais, sendo mais utilizados os de cerâmica e os de concreto. 

  Dependendo do tipo de vigota utilizada, as lajes pré-fabricadas podem ser: protendidas, comum ou treliça das.


Protendidas, comum ou treliçadas:

a. Protendidas

  A laje protendida possui um tipo de armadura especial e, sendo na maior parte destinada a obras maiores onde é necessário resistir a grandes cargas e se tem grandes vãos, não entraremos em detalhes. 


b. Laje comum

 As vigotas possuem formato de um "T" invertido e tem internamente uma armadura de barras de aço.

  Os blocos (ou lajotas) usados são predominantemente de cerâmica, tendo em média 32cm de largura. As alturas normais dos blocos são 7cm, 10 cm, 12 cm, 15 cm e 20 cm).

   A laje é montada intercalando-se as lajotas e as vigotas sendo finalmente unidas por uma camada de concreto, chamada de capa, lançado sobre as peças. 

   Em lajes de forro pode ser utilizado o tipo comum até vãos de 4,30m com espessura de 10cm e, para lajes de piso até 4,80m com espessura de 12cm (mas antes, verificar com o fabricante as limitações). 

   As vigotas são fabricadas geralmente com comprimentos variando de 10cm em 10cm.

   Este tipo de laje pode apresentar trincas depois de pronta porque o concreto da capa não adere perfeitamente às vigotas, pois as mesmas tem a superfície muito lisa.

   Durante o transporte das vigotas dentro da obra, elas também podem trincar, dependendo do comprimento que tenham, por isso deve-se ter muito cuidado ao manusear para não danificar as peças.


Qual é a laje pré-moldada mais leve que existe?

   O isopor tem características muito favoráveis para utilização como elemento enchimento de lajes, é leve e resistente.
O isopor não serve de alimento a qualquer ser vivo inclusive microorganismos e, portanto, não favorece a presença de cupim, nem apodrece.

  Usado em lajes pré-moldadas nervuradas em uma só direção ou em grelha, permite grande economia de cimbra mento, mão-de-obra e tempo.

Cintas de Amarração:

COMO PROJETAR A MODULAÇÃO E CALCULAR O CONSUMO DE BLOCOS DE CONCRETO

  “Modular  a alvenaria é projetar utilizando-se de uma “unidade modular“, que é definida pelas medidas dos blocos, comprimento e espessura. 

   Essas medidas podem ou não ser múltiplas umas das outras. Quando as medidas não são múltiplas, a modulação é “quebrada“ e para compensar precisamos lançar mão de elementos especiais chamadas de “rapaduras“ ou “bolachas“, ou utilizar métodos mais artesanais, como cortar blocos para que se ajustem ás cotas necessárias. 

   Tanto as rapaduras ou bolachas como os blocos cortados são chamados de elementos compensadores da modulação. Para iniciar a modulação em planta baixa, é necessário definir alguns parâmetros.

    O mais importante deles é definir a família de blocos a ser utilizada no empreendimento em questão e a largura dos blocos. Esta escolha definirá em qual “unidade modular“ faremos o lançamento em planta baixa. 

   Definir a unidade modular é o ponto de partida. Mas usualmente, utilizamos duas famílias de blocos: a família 29 e a família 39. A família é composta de três elementos básicos: o Bloco B29 (14x19x29 cm), o bloco B14 (14x19x19) e o bloco (14x19x44).


    Utilizar a família 29 é projetar usando unidade modular 15 e múltiplos de 15, onde 15 é a medida do bloco de 14cm, mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da família 29, os blocos têm sempre 14cm de largura. Ou seja, o comprimento dos blocos é sempre múltiplo da largura, o que evita o uso dos elementos compensadores, salvo para ajuste de vãos de esquadrias.


 
    A família 39 é composta de três elementos básicos: o bloco B39 (39x19 cm) e largura variável; o bloco B19 (19x19 cm) e largura variável e o bloco B34 (34x19 cm) e largura variável e o bloco B54 (54x19cm) e largura variável. Utilizar a família 39 significa projetar usando a unidade modular 20 e múltiplos de 20, onde é a medida do bloco de 19cm, mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da família 39, os blocos podem ter largura de 14cm e 19cm.









Drenagem:

   Ter apenas um bom sistema de irrigação não é suficiente. É necessário pensar, também em um sistema de drenagem que permita o escoamento da água excedente no solo. O excesso de água no solo causa inúmeros danos ao solo, às construções e às plantas.



  O sistema de drenagem, em linhas gerais, consiste na instalação de um sistema de tubos perfurados, que são colocados a uma determinada profundidade.




     Os tubos e as conexões perfurados para o sistema de drenagem são fabricados em PVC, em quatro diâmetros (50, 75, 100 e 150 mm), na cor cinza e possuem um sistema de ponta e bolsa.
   Os tubos corrugados em forma de onda visam a garantir uma maior resistência dos tubos contra amassamentos. 
   Existem, ainda, tubos ranhurados, que permitem uma maior cobertura da área a ser drenada. 
   Os furos são substituídos por ranhuras transversais de 3mm, mas que não facilitam a penetração de material granular nos tubos.

   Para a drenagem de jardins, gramados e campos esportivos, os tipos de drenagem mais usados são aqueles em que a tubulação é colocada em espinha de peixe como pode ver na figura acima ou em linhas paralelas. É recomendável que se procure manter uma declividade constante em todas as linhas, que pode ser de 0,5% a 1%.

    A distância entre os drenos varia de acordo com o tipo de solo. Solos muito argilosos, isto é, com mais de 70% de argila na sua composição, o espaçamento pode ser de 10 m. Com até 40% de argila, 15 m e com no máximo 20% de argila, o espaçamento pode ser de 20 m. Em todos os casos, a profundidade no solo deve ser mantida entre 0,80m e 1,00 m.

     Em área para plantio agrícola, o sistema de drenagem também será muito útil. Em solos muito úmidos, os sistemas de drenagem podem aumentar a produtividade, evitar perdas de áreas e facilitar o trânsito na superfície. Por outro lado, em solos muito ácidos evitam a salinização dos solos que serão irrigados.

Muros de arrimo:
DIMENSIONAMENTO DINÂMICO DE MUROS DE SUPORTE
 
    análise dinâmica de estruturas de suporte de terras deve fazer parte dos cálculos de dimensionamento quando a obra se situa numa zona de risco sísmico ou quando a probabilidade de virem a actuar forças dinâmicas de outra natureza for considerável. As estruturas de suporte podem dividir-se em dois tipos mais comuns: os muros de gravidades as cortinas flexíveis.




   Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

 

 
Escadas e Escadarias: A escada tem uma função muito específica: permitir que o morador vá para cima ou para baixo. Falando assim, parece fácil. Mas há tantas variáveis na escolha desse item da casa - material, tipo de degrau, guarda-corpo, medidas - que a escada acaba sendo um estresse a mais na obra. Mas nós da Transfornova ajuda você.

    Esse item tira noites de sono de quem vai construir. Que tipo de material? Quantos patamares? Como vai ser o corrimão? 

  Dúvidas como essas se somam ao medo de errar nas medidas. Abaixo, alguns dos modelos atendem a todos os tipos de casa. 

   Os materiais também variam: madeira, metal, pedra, vidro. Quer um modelo sem corrimão? É possível. Basta tomar cuidado com as medidas dos degraus (para que a pisada fique bem confortável). Olhe abaixo o que separamos para você.


 


Um comentário: